
Mais uma vez o tema segurança na hora da cirurgia plástica volta à tona, desta vez na novela das 19h, da TV Globo ‘Totalmente Demais’. A Dorinha, personagem da atriz Samantha Schmütz, se submete a uma cirurgia de implante de silicone nas mamas sem levar em conta os critérios de segurança da clínica. Ela acaba entrando em coma devido a uma má indução da anestesia.
Casos como este da ficção são freqüentes na vida real. Em meio à ansiedade para ficar mais atraente, quem opta por fazer intervenções estéticas deve ter bastante cautela antes de se entregar aos cuidados de um profissional.
Segundo o cirurgião plástico, MatthewsHerdy, Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, uma boa preparação antes da cirurgia pode reduzir os possíveis problemas na hora da operação. ”As primeiras consultas com o médico são as mais importantes, porque nelas será traçado o perfil do paciente, para saber se ele faz uso de medicações, tem alguma alergia ou sofre de doenças”. Segundo Herdy, é comum um paciente querer esconder algumas informações para conseguir se operar e por isso é obrigatório fazer exames e imagens, principalmente cardiopulmonares.
Para evitar qualquer tipo de complicação, MatthewsHerdy orienta as pessoas quais os aspectos que devem ser levados em conta antes de realizar uma cirurgia plástica:
─ Procedimento: Escolha um procedimento que é ideal para você. Pesquise extensamente e tenha expectativas realistas. Se você vai realizar diversos procedimentos, tenha certeza de que a cirurgia pode ser finalizada em uma quantidade segura de tempo. Um procedimento estético típico pode ser finalizado em 1 a 3 horas. Uma combinação de procedimentos não deve demorar mais do que 5 a 6 horas.
─ Paciente: É essencial que o cirurgião plástico realize uma avaliação médica para determinar se você tem riscos de complicações ou se é um mau candidato a cirurgia estética. Revele qualquer problema de saúde e/ou procedimentos anteriores que você realizou.
─ Cirurgião: Escolha um cirurgião que seja licenciado pelo conselho de medicina local, com experiência no procedimento pelo qual você vai passar e que possua um excelente histórico médico de segurança. Verifique as credenciais de treinamento com o conselho de medicina do país dele.
─ Ambiente Cirúrgico: Os padrões variam de acordo com o país. Se a cirurgia será realizada em um hospital, tenha certeza de que o hospital é creditado ou credenciado pelos órgãos locais. Peça por informações de certificado e o nome do corpo de certificação. Se um centro cirúrgico ambulatorial será utilizado, procure saber se ele é credenciado pela Associação Americana para Credenciamento de Cirurgia Ambulatorial Internacional (American Association for Accreditation for AmbulatorySurgeryFacilitiesInternational (AAAASFI)), por uma organização internacional que oferece credenciamento de instalações cirúrgicas ou um corpo similar de credenciamento e acreditação.
Serviços:
Clínica de cirurgia plástica MatthewsHerdy
Avenida das Américas, 3500. BL 6 Sala 516 – Barra da Tijuca - Tel: 2135-3314