
O verão trouxe muito calor para todas as regiões do país, e se já é difícil aguentar as temperaturas elevadas normalmente, na gestação fica ainda mais complicado: é preciso tomar uma série de cuidados, já que alguns incômodos tendem a se tornar mais frequentes e agudos na estação. “A grávida tem a temperatura do corpo mais elevada pela produção hormonal, tendo mais calor que a mulher que não está gestante. Por isso é normal que elas fiquem muito incomodadas, com edemas, mal-estar e até quedas de pressão mais frequentes”, explica a ginecologista e obstetra TALUANA FRANCHI RIZZO. A temperatura pode ser de até 2°C a mais, o que já faz diferença no vestuário e na sensação térmica.
OS INCHAÇOS
A maioria das gestantes tem o inchaço das extremidades, mas no calor, por conta da maior vasodilatação, o problema é ainda mais comum. “Ele acontece principalmente nos membros inferiores. O ideal para tratá-los é praticar alguma atividade física, recorrer à DRENAGEM LINFÁTICA, com a recomendação do médico, e repousar e dormir com as pernas elevadas. AMEIA ELÁSTICA é também a solução mais eficiente, e deve ser utilizada”, revela a ginecologista e obstetra ERICA MANTELLI.
QUEDA DE PRESSÃO
“Para evitar é importante SE ALIMENTAR A CADA TRÊS HORAS, tomar de dois a três litros de água por dia, evitar sair nos horários de picos de sol e locais muito aglomerados, assim como sair sozinha. SE VOCÊ ESTIVER DIRIGINDO e sentir a pressão baixar, PARE IMEDIATAMENTE O CARRO, tome algum líquido e coloque um pouco de sal debaixo da língua ou coma algo salgado. Se estiver em pé, PROCURE SE DEITAR E COLOCAR AS PERNAS PARA CIMA, que ajuda a aliviar”, alerta a obstetra Erica. O retorno da pressão deve ser rápido, então caso continue se sentindo mal avise o médico. “Leve sempre algo salgado na bolsa quando sair”, completa.
MANCHAS
Protetor solar deve ser aplicado em todo o corpo, mesmo sem exposição solar. Foto: dolgachov/iStock
O hormônio da gravidez faz com que a pele tenha uma tendência maior a manchar, então todo cuidado é pouco com a exposição solar. “Você deve PASSAR PROTETOR SOLAR EM TODO O CORPO, e não apenas no rosto, no mínimo fator 30. Reaplique pelo menos duas vezes ao dia mesmo que não se exponha ao sol, e na praia use também chapéus, bonés ou viseiras e mantenha-se sob o guarda-sol”, aconselha a médica.
CORRIMENTOS
O tempo quente propicia o surgimento de fungos e bactérias, resultando em corrimentos e problemas como a candidíase. Fora da gestação, os incômodos passam rapidamente, mas nessa fase eles podem trazer consequências perigosas. “Existe uma maior chance de ter corrimentos pelo suor excessivo e a vagina mais quente. Não importa o corrimento, na gestação ele tem que ser examinado, porque PODEM LEVAR AO PARTO PREMATURO. Evite ficar muito tempo com o biquíni úmido, foi para a piscina troque, porque facilita a candidíase. Roupas abafadas e apertadas também prejudicam, assim como os absorventes do dia a dia, que não deixam a vagina respirar”, adverte a doutora Taluana.
CUIDADOS NA PRAIA
Com o calor todos querem aproveitar um bom dia à beira mar, e você pode se permitir esse lazer, contanto, que tome alguns cuidados. “EVITE ENTRAR NA ÁGUA DO MAR DESACOMPANHADA e nunca vá muito fundo, porque pode ter um mal-estar por conta do calor e cair, é perigoso”, diz a médica Erica.
Outro cuidado está na escolha dos alimentos, já que uma intoxicação alimentar pode ser realmente alarmante, como conta Taluana: “A grávida desidrata muito mais fácil e no verão é pior ainda, porque tem o aumento da temperatura corporal e acaba suando mais que o normal. Para uma mulher não gestante a intoxicação alimentar tende a passar, mas para a gestante é perigosa e em casos extremos também leva ao parto prematuro. É um período curto, então PROCURE NÃO EXAGERAR NOS ALIMENTOS QUE VOCÊ DESCONHECE A ORIGEM e que possam te dar algum problema intestinal”.
Fonte: Daqui Dali